Floresta abraça casa feita de concreto

O endereço de uma família na Argentina fica escondido pelo morro e afastado do calor. Mesmo localizada no sugestivo balneário de Mar Azul, a 400 km de Buenos Aires, a casa fica enterrada na floresta.

Para deixar o clima ainda mais ameno, o escritório BAK Arquitectos construiu o lar como um grande bloco de concreto, criando uma presença forte e, ao mesmo tempo, discreta. O design simples permite que o material bruto cause pouco impacto sobre a paisagem, em harmonia com a natureza.

Definida pelo terreno acidentado, a Casa Hormigon (casa de concreto, em português) tem duas fachadas distintas, já que o vidro reveste metade da casa. Além de trazer iluminação, reforçada pelos spots bem próximos às janelas, as divisórias modulares fazem uma suave transição entre o interno e o externo.

O interior privilegia o projeto brutalista e deixa a estrutura aparente nas paredes, no piso e nos móveis. A mobília, aliás, aparece apenas para descrever a funcionalidade do espaço, seja com a mesa de concreto, a poltrona de couro, ou com o sofá e a cama de madeira de pinheiro reaproveitada. Os arquitetos colocaram poucos elementos em cada cômodo para que a casa fosse ajustada apenas em função do entorno. Ou seja, a entrada, hoje feita pelo deque, pode ser revertida para a parte traseira – basta retirar o gradil das portas que funcionam como janela nos quartos.

Fonte: http://casavogue.globo.com/arquitetura/floresta-abraca-casa-feita-de-concreto/